Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STJ decide não processar Lula por improbidade

1ª Turma decidiu pela inaplicabilidade do regime da lei de improbidade aos agentes políticos

Publicado por Douglas Barreto
há 6 anos

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é impossível pedir o processamento do ex-presidente Lula por ato de improbidade administrativa durante o exercício de suas funções. Por unanimidade, os ministros votaram pela inaplicabilidade do regime da lei de improbidade aos agentes políticos.

A ação civil pública havia sido proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusava Lula e os ex-ministros Paulo Bernardo e Guido Mântega de má administração das verbas do Fundo Penitenciario Nacional (FUNPEN).

Em primeiro grau ficou entendida a inaplicabilidade do regime da lei de improbidade aos agentes políticos. No entanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu que, como Lula deixou o cargo de Presidente da República e não possui qualquer prerrogativa de foro constitucionalmente estabelecida, ele estaria sujeito ao que está disposto na Lei de Improbidade Administrativa.

Ao STJ, Lula recorreu pedindo que fosse reconhecida a impossibilidade do processamento de ato praticado por agente político na sistemática da improbidade, porque estaria submetido a regime de responsabilidade diverso.

Ainda que tivesse sido desfavorável ao ex-presidente, a decisão do STJ não teria consequência direta sobre o registro de candidatura de Lula. Isso porque a Corte discutiu apenas uma questão processual, ou seja, se o ex-presidente pode ou não ser processado por improbidade administrativa.

Para ter uma consequência sobre a inelegibilidade do ex-presidente o órgão colegiado, no caso o TRF-1, precisa reconhecer que houve enriquecimento ilícito e dano ao erário. Ainda assim, especialistas em direito eleitoral lembram que uma ação por improbidade administrativa demora, normalmente, de dois a três anos para ser julgada.

Fonte: STJ

  • Sobre o autorAdvogado, Pós-graduando em Direito Processual Penal e corresponde jurídico
  • Publicações106
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações702
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-nao-processar-lula-por-improbidade/522684946

Informações relacionadas

Brenda Licia, Advogado
Notíciashá 7 anos

Caso de Lula: entenda a condenação

Politize! Educação Política, Educador Social
Artigoshá 7 anos

Como a improbidade administrativa afeta a política brasileira?

Thiago Stocco, Estudante
Artigoshá 9 anos

Operação lava jato e a improbidade administrativa

O preço da CORRUPÇÃO no Brasil - valor chega a R$69 bilhões de reais por ano.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)